Destaque - Mosaicista Tenessee Liz inaugura obra no Mercado Público Municipal de Joinville
Tenessee Liz
A Mosaicista Tenesse Liz inaugurou no último dia 09 de março, dentro da Programação Oficial do aniversário de 169 anos de Joinville, sua primeira obra pública na cidade, o Mercado Público Municipal Germano Kurt Freissler, foi o cenário escolhido para colocação do painel de mosaico de 1.00mx 1.60m, que destaca o aumento dos casos de violência contra as mulheres, usando como inspiração a figura histórica da Princesa Dona Francisca.
Nesta obra Tenessee destaca que a violência está em todas as camadas sociais, em seu trabalho a artista apresenta a conhecida Princesa de Joinville, com um hematoma em seu rosto, logo abaixo a frase "Não se Cale". Para a artista, o trabalho chama atenção para o principal ponto sobre a questão da violência contra a mulher, o fato de que ela não deve se calar, e sim denunciar o agressor.
A inciativa para a colocação do painel teve apoio da Associação dos Boxistas do Mercado Público Municipal Germano Kurt Freissler, que tem como Diretor de Eventos o senhor Valmir Santhiago Junior, que destaca a importância do Mercado Público, como local de arte e cultura na cidade.
Disk Denúncia 180
Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.
Sobre a artista:
Natural de São Borja/RS, radicada em Joinville, Tenessee Liz é destaque na Arte Musiva Joinvilense, traz no currículo diversas exposições individuais e participação na produção e instalação do painel em mosaico, no Portal da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Regional de Joinville, segundo ela, a beleza, magia, dinamismo, cor e singularidade no quebrar e unir pastilhas, azulejos, vidros, cerâmica e outros materiais faz surgir e ressurgir diferentes cenários. A artista compartilha seus conhecimentos das técnicas do mosaico com seus alunos em seu atelier particular.
Sobre a Princesa Dona Francisca
Francisca de Bragança, foi uma princesa do Brasil por nascimento e princesa de Joinville por casamento. Era a quarta filha do Imperador D. Pedro I do Brasil e da imperatriz D. Leopoldina, sendo assim, irmã de D. Maria II de Portugal, e de D. Pedro II do Brasil. Dona Francisca faz parte do cotidiano de quem mora em Joinville. Quem passa pelo Centro, por exemplo, pode visitar a Rua das Palmeiras, local em que uma réplica do busto da princesa atrai os olhares de turistas e joinvilenses. Além disso, a obra original, produzida em bronze pelo artista alemão Fritz Alt, também está disponível no museu que leva o nome dele. O monumento foi a primeira obra pública da cidade, um presente do artista a Joinville quando o município completou 75 anos, em 1926.
Comentários
Postar um comentário