O artista visual Andrey Roca apresenta a exposição Paralelos Intangíveis, na Livraria A Página, no centro de Joinville, a mostra apresenta onze trabalhos de três séries de obras que fazem parte da atual pesquisa do artista: Sobrepõe, Artigos e Chiaroscuro, com curadoria de Luciano Itaqui, Paralelos Intangíveis pode ser visitada gratuitamente até 06 de novembro.
Os trabalhos possuem paralelos em sua materialidade porém com o paradoxo de seguir uma mesma direção criativa e serem produzidas lado a lado, mas seguindo conceitos distintos. Estes trabalhos estão distribuídos nos eixos da prática artística de Andrey Roca, como camadas, sobreposições e fragmentações.
Paralelos Intangíveis busca apresentar pinturas com forte carga visual com a intenção de gerar desconexão do expectro externo redirecionando a atenção para a conexão interna, algo intangível mas que pode ser acessado inconscientemente por meio de lembranças visuais individuais.
Na série Sobrepõe a intenção é interferir nos suportes realizando colagens de tecido sobre a pintura que havia sido feita. Essas sobreposições não tem o propósito de esconder o que havia sido construído anteriormente, mas inserir algo novo reativando o processo criativo e recriando a composição que antes existia. Trabalhando os elementos dessa forma consegue gerar um efeito de apagamento por meio da inserção de outros componentes. Este antagonismo entre apagar e inserir permite investigar aspectos relacionados a estes contrastes e seus possíveis desdobramentos nos trabalhos que o artista apresenta.
Na série Artigos busca trabalhar a unidade entre escrita e pintura, algo que chama muito a atenção de Roca nas possibilidades que pode desenvolver ao longo do processo. Utiliza como suporte a tela fragmentada e tinta acrílica, com essa base preparada, seu interesse passa a ser o desenvolvimento da composição no espectro abstrato e a forma de escrita a ser utilizada, seja por meio de um poema, palavra-signo ou grafismo. As estruturas dos elementos partem da ideia de constituir pictoricamente artigos e textos que acompanham seu cotidiano, assuntos que ao serem lidos e refletidos geram imagens mentais e desta forma procura materializá-las no campo visual.
Os trabalhos desenvolvidos na série Chiaroscuro são desdobramentos de pesquisas que o artista tem realizado referente ao uso de luz sobre suportes monocromáticos. Os relevos e percursos deixados na tinta acrílica serigráfica pela passagem de pincéis que constrói a partir de elementos diversos, permitem formar texturas e nuances evidenciada pela incidência da luz natural ou artificial sobre a tela. Esse efeito de luz e sobra me permite novas possibilidades de gerar fluidez na pintura, criando composições harmônicas e contínuas em toda superfície sem a mistura de outras cores.
Arte na Livraria
Arte na Livraria é um projeto realizado na Livraria A Página, em Joinville, com
curadoria do produtor cultural Luciano Itaqui, tem o objetivo de apresentar
artistas novos e já conhecidos da cidade e região, que apresentam suas obras na
área central de Joinville. Os encontros acontecem todo segundo sábado do mês e
conta com a parceria do Café Literário, que fica em anexo a Livraria. As
conversas com artistas são sempre acompanhadas de música clássica e poesia. As
obras podem ser comercializadas e o evento é aberto a comunidade.
Sobre o artista:
Andrey Roca nasceu em Porto Alegre (RS), em 1980 e veio ainda criança morar em Joinville (SC). É graduado em Gestão Comercial e atualmente estuda Arquitetura. Iniciou seus estudos artísticos no Ateliê Rosi Costa, em Joinville. É Membro da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ). Tem como principais exposições individuais “Descontrole” e “Fronteiras”, e as coletivas, “Linhas”, “Casa”, Pintura + e “Escultura-Estrutura”. Roca também participou da 14ª Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba.
Serviço:
Exposição Paralelos Intangíveis do artista Andrey Roca, com curadoria
de Luciano Itaqui
Projeto Arte na Livraria A Página, com apoio do Café Literário, Café
com artista e curador dia 09/10 (sábado) às 09h30 - visitação até 06 de
novembro.
Rua Dr. João Colin,
475 - Centro, Joinville.
Comentários
Postar um comentário