A Dionisos Teatro apresenta Ocupando o CEU com Arte - 25 anos da Dionisos Teatro




Em 2022 a Dionisos Teatro completa 25 anos de atuação na área de produção teatral e arte-educação. 

Para comemorar esse marco, o grupo traz ao público de Joinville o projeto “Ocupando o CEU com Arte - 25 anos da Dionisos Teatro” que visa realizar apresentações teatrais e oficinas de formação artística de forma gratuita. 

Este projeto conta com o patrocínio do Município e Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura. Trata-se de uma residência artística no CEU das Artes do bairro Aventureiro, com 13 apresentações teatrais e 2 oficinas de formação artística com a Dionisos Teatro nos meses de agosto e setembro de 2022. 

Objetiva-se oferecer à comunidade joinvilense acesso a peças teatrais do repertório do grupo, além de promover ações de formação em teatro através das oficinas de “Musicalização e Jogos Teatrais” e “Introdução ao Teatro Playback”. Todas as ações são gratuitas. As apresentações contarão com intérpretes de Libras. 

Todas as ações acontecerão no CEU das Artes, no bairro Aventureiro, em Joinville. (R. Santa Luzia, 955 – Aventureiro) Programação CEU das Artes Apresentações Teatrais: 

05/08 - sexta - 20h Abertura do projeto com uma apresentação de “Teatro Playback”. 

12 a 14/08 - sexta a domingo (sexta e sábado às 20h, domingo 18h) 3 apresentações da peça “Um Rio de Memória e Gente” 

26 a 28/08 - sexta a domingo (sexta e sábado às 20h, domingo 18h) 3 apresentações da peça “Vem ver nosso boi brincar”. 

02 a 04/09 - sexta a domingo (sexta e sábado às 20h, domingo 18h) 3 apresentações da peça “O que é que eu tô fazendo aqui?”. 

09 a 11/09 - sexta a domingo (sexta e sábado às 20h, domingo 18h) 3 apresentações da peça “Mãe-Criada”. 




Oficinas de formação artística: 

05 a 07/08 - sexta, das 20h às 22h, sábado das 9h às 17h e domingo das 9h às 12h Oficina de “Introdução ao Teatro Playback” (12 horas)* 

13 de agosto a 10 de setembro - Sábados das 9h às 12h Oficina “Musicalização e Jogos Teatrais” (16 horas)* * As oficinas serão oferecidas para pessoas acima de 12 anos. 

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail dioteatro@gmail.com ou pelo número 47 - 99604 6691

Ficha Técnica do Projeto:


Proponente: Andréia Malena Rocha

Produção: Dionisos Teatro

Diretor Artístico: Silvestre Ferreira

Designer Gráfico: Vinícius Ferreira

Fotógrafo: JADER ROSA RAMPINELLI

Este projeto conta com o patrocínio do Município e Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura.




Sobre as peças e oficinas:


Teatro Playback


Sinopse: O Teatro Playback (ou Playback Theatre, como é conhecido mundialmente) é uma forma teatral em que os atores, com a mediação de um condutor, encenam / improvisam histórias contadas por pessoas da plateia. Numa apresentação de Teatro Playback, as pessoas são convidadas a contribuir mais ativamente com a experiência teatral, contando suas histórias, escolhendo os atores para representar os personagens e assistindo essa história ser recontada de forma artística. 

Classificação indicativa: Livre

Ficha técnica:

Integrantes: Andréia Malena Rocha, Clarice Steil Siewert, Eduardo Campos, Silvestre Ferreira e Vinícius Ferreira

Figurino: Daniel Olivetto

Cenário: O grupo

Canções: Andréia Malena Rocha e Vinícius Ferreira


“Um Rio de Memória e Gente”


Sinopse: Todo mundo tem um rio, uma pedra grande, uma casa de madeira, guardados na memória. Um lugar só seu, um lugar mágico. São os nossos amuletos de memórias quentes. O ator e músico Vinícius Ferreira se propõe a dar vida a esse universo que permeia as lembranças que nos aquecem. 

Classificação indicativa: 12 anos

Ficha técnica:

Atuação e composição de Trilha Sonora : Vinícius Ferreira

Direção: Silvestre Ferreira

Dramaturgia: Vinícius Ferreira e Silvestre Ferreira 

Músicas: Vinícius Ferreira e canções de domínio público

Operação Técnica: Andréia Malena Rocha

Figurino e cenário: o Grupo

Orientação de Trabalho de Corpo e Voz: Barbara Biscaro


“Vem ver nosso boi brincar”


Sinopse: O cantador Arnoldo Cueca construiu sua história na cultura popular, levando sua cantoria de Boi de Mamão para adultos e crianças. Uma delas foi sua neta, que nesse espetáculo homenageia o avô, contando e cantando sua trajetória. A montagem é uma reverência a um mestre da cultura popular catarinense, sob o olhar afetuoso de uma menina que cresceu observando de longe as cantorias de boi e, sem perceber, foi tocada pela alegria do avô brincante.

Classificação indicativa: Livre




Ficha técnica:

Dramaturgia: Natália Pereira e Silvestre Ferreira

Direção: Silvestre Ferreira

Elenco/Músicos: Natália Pereira e Vinícius Ferreira]

Preparação Corporal: Sandra Knoll

Preparação Vocal: Luciana Assanti

Direção Musical: Natália Pereira e Vinícius Ferreira

Músicas: Arnoldo José Pereira, Vinícius Ferreira e Domínio Público 

Captação de Som e Imagem: Lallo Bocchino

Cenário, Figurinos, Desenho de Luz e Projeto Gráfico: Daniel Olivetto

 Bonecos: Marcelo F. de Souza (concepção e confecção) e Laura Osório (pintura)

Confecção de Figurinos: Ivete S. Duarte

Confecção de Cenário: Rosa Irene Teixeira (tapete e cortina), Edivaldo Alves (marcenaria) e Marcelo F. de Souza (pau de fita)

 Produção: Cia. Experimentus e Dionisos Teatro


“O que é que eu tô fazendo aqui”


Sinopse: Quem nunca se sentiu estranho, deslocado, um peixe fora d' água? Para muitas crianças, é preciso coragem para trilhar a jornada escolar... A partir de narrativas reais, a atriz constrói um universo fabular, onde os personagens adquirem poderes especiais para atravessarem os corredores da escola.

Classificação indicativa: 12 anos

Ficha técnica:

Dramaturgia e Atuação: Andréia Malena Rocha

Direção: Silvestre Ferreira

Operação Técnica: Vinícius Ferreira

Produção Musical: Vinícius Ferreira

Canções: Andréia Malena Rocha

Figurino e cenário: o Grupo


“Mãe-Criada”


Sinopse: Como se dá a gestação e o nascimento de uma mãe? Através de uma conversa cênica, a atriz/mãe expõe neste espetáculo-solo os conflitos do surgimento de uma mãe criada, talvez mal-criada, talvez ainda por ser inventada. A linha do trabalho segue o trajeto da barriga ao bebê e investiga o que sobra da mulher por trás dessa tarefa que lhe é atribuída pela humanidade. 

Classificação indicativa: 14 anos

Ficha técnica:

Dramaturgia e Atuação: Clarice Steil Siewert

Direção: Silvestre Ferreira

Operação Técnica: Vinícius Ferreira

Produção Musical: Vinícius Ferreira

Canções: Andréia Malena Rocha

Figurino e cenário: o Grupo


Oficina de “Introdução ao Teatro Playback” *

(12 horas) 

O Teatro Playback (ou Playback Theatre como é conhecido mundialmente) é uma forma teatral em que um grupo de atores, com a mediação de um condutor, encena histórias reais contadas por pessoas da plateia. O objetivo dessa oficina é introduzir os participantes na prática do Teatro Playback, tendo como foco o trabalho de atuação. Serão trabalhadas as formas curtas, arco da apresentação e a improvisação de cenas a partir de histórias reais.


Oficina “Musicalização e Jogos Teatrais” *

(16 horas)

A criação artística faz parte inerente do desenvolvimento humano, seja em seus aspectos cognitivos ou emocionais. Nossa proposta é de uma oficina para adolescentes que propicie a vivência das possibilidades de utilização da música no teatro, ampliando o repertório criativo dos participantes. 

Parte da oficina será de noções básicas de utilização da voz, jogos com ritmos, exercícios de criação musical e cênica, fruição de cantigas da cultura popular e experimentação de instrumentos para o uso em cena, fazendo sempre um paralelo com o uso da música nos espetáculos da Dionisos Teatro, nossa experiência de grupo. A oficina também tem o objetivo de oportunizar uma vivência de criação musical coletiva, explorando a potencialidade dos participantes.


* As oficinas serão oferecidas para pessoas acima de 12 anos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail dioteatro@gmail.com ou pelo número 

47 - 99604 6691



Comentários