O Artista Visual Edson Robles inaugura a exposição Mellitus ExpoArt, no dia 10 de março às 19h, no Shopping Cidade das Flores, com curadoria de Luciano Itaqui, e com visitação gratuita até o dia 31 de março.
Mellitus ExpoArt é composta por diversos quadros elaborados de forma criativa, utilizando materiais hipodérmicos que são ressignificados pelo Artista Visual Edson Robles que apresenta uma série de trabalhos que destacam a importância da prevenção e cuidados que se dever ter com a Diabetes.
A palavra "Mellitus” quer dizer mel e faz referência à doçura da urina dos diabéticos. As altas taxas de açúcar no sangue são consequência de problemas relacionados ao hormônio insulina, produzido pelo pâncreas.
A mostra marca a estreia de Robles no cenário artístico joinvilense, o artista é uma figura conhecida no cenário local, sempre presente em exposições e eventos em geral, também é carinhosamente chamado de Papai Noel, trabalho que realiza todos os finais de ano no Shopping Cidade das Flores.
Entre os trabalhos apresentados Edson destaca a obra Brumadinho “surgiu em minha mente, quando vi as reportagens na TV, vendo aqueles corpos das pessoas que foram atingidas. Eu tinha uma base de madeira que havia pintado com desenhos criados na pandemia, usei o preto e vermelho, e como as imagens televisivas, os corpos estavam alinhados lado a lado, e foi essa imagem que tentei reproduzir na obra”, ressalta o artista.
Os elementos geométricos em cada um dos trabalhos de Robles ganham o protagonismo e evidenciam suas principais inspirações no universo da arte: Luiz Henrique Schwanke e Judith Lauand.
Foi após visitar uma exposição do artista joinvilense que Edson iniciou seus trabalhos para a exposição Mellitus, Schwanke usava baldes, bacias, mangueiras, lavador de arroz e grampos para varal de roupas,fez arte com materiais do cotidiano, é um dos principais nomes da arte catarinense.
Robles também traz como inspiração os trabalhos da dama do concretismo brasileiro Judith Lauand, inquieta, experimental e além de seu tempo, uma mulher que marcou a história da arte brasileira. Dona de uma trajetória riquíssima, Judith Lauand foi a única mulher do Grupo Ruptura, o que comprova o seu espírito vanguardista. Considerada uma artista concretista, sua jornada não cabe em rótulos, já que a curiosa artista transitou em diferentes campos.
Sobre o Artista:
Edson Robles é natural de São Paulo, reside em Joinville há 16 anos, é diabético do tipo II, e faz tratamento desde os 30 anos, há 3 realiza pesquisas com cerâmica, na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, a ideia é começar a unir a cerâmica com a sua arte.
“Eu gostaria que o público que comparecer na exposição, veja minhas obras como atividade artística, não somente como “artesanato”. Gostaria também, que houvesse a conscientização a respeito desta afecção, que é silenciosa, maldosa, e perigosamente influenciadora de outras enfermidades".
Serviço:
Mellitus ExpoArt, do artista Visual Edson Robles
Shopping Cidade das Flores, sala 115, ao lado do Instituto Raízes. De 10 a 31 de março.
Visitação gratuita.
Comentários
Postar um comentário