No dia 3 de julho, segunda-feira, na Giuseppe Pizzeria, em Joinville, estreia a exposição: “Miragens...E o grito surdo das ruas”, do artista visual e arquiteto Pedro Holderbaum. A exposição que conta com 20 obras, entre fotografias e colagens sobre canvas, fica aberta para visitação até o início do mês de outubro.
Além de já ter apresentado seis exposições inéditas, indo para sétima, Pedro também já participou de quatro coletivas e também levou para outros espaços e cidades, exposições suas, já consolidadas.
Segundo o artista, a exposição surgiu através de acontecimentos e coisas que guiaram seus passos, e assim determinaram a linha do projeto, passagens ocorridas em várias cidades tanto no Brasil, como fora dele e em diversas línguas, presentes em diferentes momentos, mas com os mesmos temores e angústias clamados em todos eles.
Os avanços tecnológicos e novas invenções vão aos poucos ocupando os espaços, as áreas de trabalho, e provocando grandes alterações em todos os segmentos da vida, vão deixando o “bicho homem” sozinho e desamparado, no meio de toda uma multidão de seres iguais, atônitos, jogados às calçadas de antigas paisagens urbanas semiabandonadas, suas vozes sussurradas com toques de incompreensão e lamentos desconexos.
Na era das coisas virtuais, lentamente as engrenagens da vida vão sendo aviltadas por lunáticos insanos e, todos nós pagaremos por isto. Alguns destes efeitos coletivos são: aceleração das mudanças climáticas, aumento médio da temperatura mundial, poluição e acréscimo do nível dos oceanos, aumento das incidências e volumes pluviométricos, números crescentes dos fenômenos como: furacões, tornados, ciclones, entre outros, mudanças que estão tornando a existência mais difícil e cada vez mais nefasta. O cenário que se apresenta é de caos, a multidão solitária na terra do vazio.
PEDRO HOLDERBAUM
Pedro Holderbaum é gaúcho, nascido na cidade de Porto Alegre (RS), formado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, possui em seu currículo, mais de 100 obras construídas. Além da arquitetura, outra grande paixão do artista são as orquídeas, como orquidófilo e enquanto presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), Pedro foi o responsável pelo projeto arquitetônico, montagem e desmontagem da Festa das Flores de Joinville por 10 anos consecutivos de 1995 a 2004, e atuando ainda como arquiteto, possui em seu currículo, mais de 100 obras construídas.
O arquiteto estreou na carreira das artes visuais com grande sucesso, em março de 2014 com a primeira parte da exposição “Torre de Babel” no Garten Shopping. Em 2015 consolidou o amadurecimento na carreira com a 2ª parte da exposição “Torre de Babel- Segmento Homo Sapiens”. Participou também da exposição “Códigos Corpóreos” no espaço expositivo Juarez Machado, exposição fotográfica da montagem do livro “Fragmentos da Dança”, coordenados pelo fotógrafo italiano Antonio Falzetti e Iandra Pavanati da Udesc Joinville, a exposição fotográfica “Rés do Chão” na Câmara de Vereadores de Joinville, “Processos Linha do Tempo”, de outubro de 2016, a exposição “O Voo” do inicio de 2017, e “Distância Interior” no Garten Shopping, e a exposição “Metanoia” na Airez Galeria de Artistas Independente de Curitiba, também em 2017.
Já em 2018, no mês de maio, o artista visual, levou para a sede da Associação dos Artistas Plásticos de Jaraguá do Sul (AJAP), sua exposição “Rés do Chão”, e em 2019, levou essa mesma exposição para a Giuseppe Pizzeria, em 2021, participou da exposição coletiva “Fragmentos Pandêmicos “no Garten Shopping e em 2022, estreou a exposição: “Reflexos – Das imagens fugidias aos eventos que podem mudar profundamente nossas vidas”, também na Giuseppe. No trabalho do Pedro, sempre é possível enxergar uma crítica social, e uma contextualização dos tempos na qual vive a sociedade mundial atualmente.
“MIRAGENS...e o grito surdo das ruas”
A exposição de Holderbaum de pronto remete ao Livro de Provérbios 25:11 - Como maçãs de ouro em salvas de prata assim é a palavra dita em seu tempo.
Constante em sua obra é o uso da colagem digital como recortes de snapshots aqui e ali formando banco de dados pessoais retrabalhados desde sempre nos projetos que tenho acompanhado. Libelo na tradição da Pop Art, diria até brasileira essa exposição remete a Hélio Oiticica na cultura marginal dos anos setenta ao unir imagem e texto, sobrevivem até algumas imagens surreais e alegóricas de seres antropofágicos, entretanto não mais necessidade de metáforas – o texto está ali, contundente, dizendo a que veio.
O que demandava decifrar enigmas se faz presente não como denúncia pessoal, pois as frases foram colhidas pelas ruas, no desconforto de um mundo em dissolução, alienado frente às telinhas dos smartphones na miríade de aplicativos desenvolvidos pela Tecnologia da Informação, para “solucionar” todos os problemas e dúvidas inexistentes.
Questão crucial que perpassa a TI é a apropriação do capital pelo corte de empregos, gerando indivíduos à margem do sistema, macrodecisões contra o individualismo conduzindo à despersonalização num apocalipse anunciado pelo crescimento demográfico desenfreado, falta de metas, de alimento, de tudo.
Nas paredes surgem gritos solitários de seres vagando pelas ruas enquanto se desenvolve o comércio digital, resposta imediata de modo indolor na modal binária sim –não para o meio ambiente, a cultura, os afetos.
Para que? Miragens, do Admirável Mundo Novo...
Walter de Queiroz Guerreiro, Prof.M.A.
Membro da Associação Brasileira e Internacional de Críticos de Arte.
SERVIÇO
O Quê: Estreia da exposição do artista visual e arquiteto Pedro Holderbaum: “MIRAGENS...e o grito surdo das ruas”.
Onde: Giuseppe Pizzeria – Rua Otto Boehm, 604 – América, Joinville – SC
Quando: 3 de julho (segunda-feira), até o início de outubro
Horário: de segunda a domingo das 11h às 14h30
Jantar: de quinta a domingo a partir das 18h às 23h
Quanto: visitação exposição gratuita
INFORMAÇÕES
Pedro Holderbaum – Arquiteto e artista visual
Telefone: 47 99997 -3611
E mail: pedroholderbaum@yahoo.com.br
Instagram: @pedroholderbaum
Dom Comunica - Assessoria de comunicação
Telefone: 47 99612 3517
E mail: rodrigo@domcomunica.com.br ou rodrigocomunica@hotmail.com
Instagram: @domcomunica
Comentários
Postar um comentário