Após uma sequência de intervenções artísticas iniciadas em dezembro, em locais emblemáticos e simbólicos da maior cidade catarinense, Jean Smekatz expõe seus trabalhos de arte em galeria do norte catarinense.
No dia 1º de maio, quarta-feira, a partir das 15h, na Galeria 33 em Joinville, estreia a primeira exposição individual do artista visual Jean Smekatz intitulada: “Energia do Gesto.” Mais de 20 trabalhos compõem a exposição, em sua grande maioria pinturas de tamanhos variados de 5 metros à 15 centímetros, a técnica utilizada é pintura a óleo e tinta automotiva.
Em “Energia do Gesto”, o jovem artista Jean Smekatz nos revela a essência de sua expressão artística, e como um dançarino entre luzes dispersas, tece sua trajetória nas artes promovendo intersecções entre o movimento do corpo, criação e a liberdade criativa.
No mesmo dia da estreia, às 17h, Jean também apresentará a performance “Queima Luz“, onde evoca a técnica pictórica de Caravaggio, onde a luz sobre o fundo escuro, cria um drama operístico. Assim como o “Tenebrismo”, essa performance destaca o contraste entre luz e escuridão de forma intensa e expressiva, conectando a história da arte com a produção atual do artista.
Nascido no interior do Paraná, o artista visual e performer buscou sua identidade artística desde sua adolescência, inicialmente nos palcos teatrais, da dança ou da moda, e subsequente também nas telas, onde suas pinceladas passaram a ganhar vida.
Assim como o poeta, ensaísta, tradutor e crítico de arte francês Baudelaire, também considerado um dos precursores do simbolismo, defendeu a modernidade do corpo em movimento, Smekatz abraçou essa ideia, encontrando nas multidões e nas cidades a matéria-prima de sua expressão e logo descobriu que suas melhores ideias surgiam durante caminhadas pelos corredores das escolas na qual frequentou. Seu corpo em constante diálogo com o ambiente, encontrou na movimentação uma fonte inesgotável de inspiração, o artista acredita que a beleza está no movimento, na dança da vida que ocorre nas ruas, nos gestos cotidianos das pessoas, ao pintar, Jean não apenas emprega seu corpo na tela em branco, mas transcende os limites da representação visual.
Segundo a curadora da exposição Katiana Machado, a arte de Jean Smekatz, é uma dança de formas e cores, uma sinfonia de movimento congelado em tela. Em cada pincelada, ele expressa seu estado mais puro e visceral. Na exposição "Energia do Gesto", Smekatz desafia as normas estabelecidas da percepção visual, sua abordagem é encarnada e não dualista, uma fusão de visão e movimento que transcende as limitações da arte convencional.
Inspirado pela pintura abstrata e gestual, ele busca expressar emoções, ideias e sensações por meio de formas, cores e gestos intuitivos. Um artista do movimento, o corpo de Smekatz é seu instrumento de expressão, sua tela coreografia onde a dança da criação se desdobra.
A exposição "Energia do Gesto", vai até o dia 29 de junho, sábado, emerge como uma celebração da expressão corporal em constante movimento e demonstra uma habilidade notável na fusão de formas visuais e movimentos, ressaltando a capacidade do artista de transcender as fronteiras convencionais da arte contemporânea, cada trabalho refletindo uma autenticidade criativa marcante que convida o observador a uma imersão profunda.
Jean Smekatz
Jean Smekatz é um artista visual natural de Rio Negro, Paraná, que atualmente reside e trabalha entre Joinville, Santa Catarina e São Paulo. Sua jornada artística começou na infância, através da participação em grupos de teatro e escolas de dança, o que o levou a participar de eventos de renome internacional, como o Festival de Dança de Joinville e a Mostra Paranaense de Dança. Smekatz é bacharel em Design de Moda e estudou disciplinas do bacharelado em Artes Visuais, ambos na Universidade da Região de Joinville (Univille).
Além disso, ele possui formação em artes através de cursos livres e acompanhamento de artistas e curadores da cena artística nacional, incluindo a participação na Residência Artística Expressionismo Abstrato, conduzida por Ricardo Kolb, na Galeria 33, a mesma que o representa.
Smekatz executou inúmeros projetos de arte, cultura, design e moda, sendo um dos destaques a concepção do Carnaval para uma das escolas de samba mais antigas de SC, a Príncipes do Samba.
Como artista visual, ele apresentou a performance “Derra_mar”, no Centro de Artes e Design da Universidade da região de Joinville (Univille) em 2021. Em 2022 inaugurou o projeto “Galeria a céu aberto”, da Galeria Municipal Victor Kursancew, com a performance “Actus”. Em 2023 participou da coletiva Jovens artistas Catarinenses na Galeria de Arte Contemporânea da Fundação Cultural de Criciúma e Visões Catarinenses na Galeria 33. Em 2023/24 o artista viabilizou via lei de incentivo, o projeto “Trabalho de Corpo” com curadoria de Marta Soares, realizando performances em espaços públicos emblemáticos na cidade de Joinville como: Museu de Arte de Joinville, Museu Nacional de Imigração e Colonização e Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville.
Smekatz integra como artista o curso na Escola da Cidade, Reflexão e Pintura com orientação do artista Paulo Pasta, também é conselheiro da AAPLAJ - Associação de Artistas Plásticos de Joinville e do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke | Mac Schwanke.
SERVIÇO
O que: Abertura da exposição individual Energia do Gesto
de Jean Smekatz
Quando: 1º de maio - quarta-feira até o dia 29 de junho - sábado
Onde: GALERIA 33 - Rua Bento Gonçalves, 33 - Glória, Joinville / SC
Horário: 15h estreia da exposição - 17h Performance Queima luz
Quanto: gratuito
Visitação 2º a 6º feira das 10h às 18h
18 de maio – sábado - Performance Rito de Éthos, às 19h
INFORMAÇÕES
Galeria 33
Telefone: (47) 99277-2016
E mail: contato@galeria33.com
Site: https://www.galeria33.com
Instagram: @_galeria33
Jean Smekatz – Artista Visual
E mail: smekatzart@gmail.com
Site: http://www.jeansmekatz.com
Instagram: @jeansmekatz
Dom Comunica - assessoria de comunicação
Telefone: 47 99612 3517
E mail: rodrigo@domcomunica.com.br rodrigocomunica@hotmail.com
Instagram: @domcomunica
Comentários
Postar um comentário