PERFORMANCES DO PROJETO” TRABALHO DE CORPO” DO ARTISTA VISUAL E PERFORMER JEAN SMEKATZ CIRCULARAM POR ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE JOINVILLE
Intervenções iniciaram no final do ano passado e além de espaços públicos simbólicos da cidade de Joinville e galeria de arte, percorreram por escolas públicas da cidade como contrapartida social.
O artista visual e performer Jean Smekatz, iniciou a série de apresentações de performances do projeto intitulado: “Trabalho de Corpo”, com curadoria da renomada atriz- dançarina, performer e professora de dança Marta Soares, no final do ano passado no Museu de Arte de Joinville, com a performance "Derra-mar". Logo em seguida foi a vez de "Rito de Éthos - Para o Armário Jamais Voltaremos”, no Museu Nacional de Imigração e Colonização - MNIC. Em abril, foi a vez de “Território", na Galeria 33, já no mês de maio, Jean apresentou a performance "Queima Luz", na estreia de sua primeira exposição individual "Energia do Gesto", que seguiu em cartaz até o final de junho, na Galeria 33, com curadoria de Katiana Machado. No final no mesmo mês, o artista reapresentou “Território", no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville.
O projeto que é financiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC), teve como contrapartida social, a visita a escolas da rede pública municipal da cidade de Joinville, onde o artista além de performar, interagiu com os alunos, sobre sua trajetória, arte, processo criativo, além de desenvolver juntamente com os mesmos, uma a tela, feita durante a visita. O início dessas atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Educação deu-se na Escola Dr Sadalla Amin Ghanem, no Parque Guarani, logo em seguida a Escola Nelson Miranda Coutinho no Jarivatuba, EM Pastor Hans Müller, no Glória, Escola Laura Andrade no Jardim Iríriu e encerrando com duas apresentações e bate-papo na EM Edgar Castanheira, no bairro Fátima.
A série de performances encerra-se no dia 20 de julho, sábado, partir das 19h, na Galeria 33 com "Derra-mar", a primeira apresentada, nesta primeira fase do projeto, que segundo Jean, atingiu seu objetivo, que era desmistificar a expressão corporal, levar junção da artes visuais e dança para um público além das galerias, museus e espaços culturais, utilizando performances que transcendem os limites convencionais do fazer artístico, proporcionando uma oportunidade única para o público imergir ainda mais no mundo expressivo do artista.
“Levar arte para crianças e adolescentes, visitando essas escolas municipais da cidade, foi gratificante, ocupar espaços onde a arte às vezes não chega, dialogar, desmistificar o oficio de ser artista, não tem preço e é algo que eu levarei para o resto de minha vida.”
Jean Smekatz
JEAN SMEKATZ
Jean Smekatz é um artista visual natural de Rio Negro, Paraná́, que atualmente reside e trabalha entre Joinville, Santa Catarina e São Paulo. Sua jornada artística começou na infância, através da participação em grupos de teatro e escolas de dança, o que o levou a participar de eventos de renome internacional, como o Festival de Dança de Joinville e a Mostra Paranaense de Dança. Smekatz é bacharel em Design de Moda e estudou disciplinas do bacharelado em Artes Visuais, ambos na Universidade da Região de Joinville (Univille). Além disso, ele possui formação em artes através de cursos livres e acompanhamento de artistas e curadores da cena artística nacional, incluindo a participação na Residência Artística Expressionismo Abstrato, conduzida por Ricardo Kolb, na Galeria 33, a mesma que o representa.
Smekatz executou inúmeros projetos de arte, cultura, design e moda, sendo um dos destaques a concepção do Carnaval para uma das escolas de samba mais antigas de Santa Catarina, a Príncipes do Samba. Como artista visual, ele apresentou a performance "Derra-mar", no Centro de Artes e Design da Univille em 2021. Em 2022 inaugurou o projeto "Galeria a céu aberto", da Galeria Municipal Victor Kursancew, através de um edital municipal de cultura, com a performance "Actus". Em 2023 participou da coletiva Jovens artistas Catarinenses na Galeria de Arte Contemporânea da Fundação Cultural de Criciúma, Exposição Sindicatos dos Artistas em São Paulo e Visões Catarinenses na Galeria 33.
Smekatz também é conselheiro da AAPLAJ - Associação de Artistas Plásticos de Joinville e do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke| Mac Schwanke.
INFORMAÇÕES
Comentários
Postar um comentário