O cantor e compositor catarinense, estava sem lançar algo inédito desde 2022, e para sua nova música, uma valsa, leve e com ares de romantismo, convidou sua amiga de longa data, Rafaela Antonioli, para um dueto que promete encantar o público.
Depois de gravar um baião, intitulado ”Meu Baião” lançado em 2021, com clipe, o artista voltou a beber na fonte da música regional com o frevo “Bloco do desatino”, canção que saiu em outubro de 2022 e teve como referência à terra de onde veio a sua família, e teve um videoclipe filmado no pátio da Igreja Matriz de São Francisco do Sul, com direção de Kelwin Grochowic e que critica o discurso religioso do Brasil contemporâneo, que permitiu ser atravessado por um viés desumanizante, anticientífico e odioso, Zaia Freire, lança com pocket show em dezembro deste ano, mais precisamente no dia 1º, domingo, ás 18h no Memorial da Bicicleta, o single e o videoclipe de ”Valsa Tropical”, um dueto com a cantora e interprete Rafaela Antonioli. A gravação do material inédito foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo 2023, em parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville.
Filho e neto de nordestinos (o pai é baiano e o avô sergipano), o cantor e compositor Zaia Freire, que também é historiador e professor de história, vive em Joinville desde os anos 1990 e carrega a cultura do Nordeste no sangue, o músico também é conhecido na cidade, pela sua interpretação de canções de Chico Buarque. Zaia já é conhecido e respeitado no cenário musical catarinense, músico independente, desde 2020, vem dando uma atenção especial ao seu trabalho autoral, sendo um dos seus principais objetivos neste momento, é a de que mais pessoas tenham acesso ao seu trabalho.
” Valsa Tropical”, foi composta em 2023, e é parte da sua produção mais recente, refletindo um pouco das influencias de Zaia na MPB, e será a 1ª faixa de seu segundo EP homônimo, que será lançado no dia 6 de dezembro, sexta-feira. A música foi criada para ser um dueto, uma voz masculina e feminina, no caso a voz feminina escolhida foi a de Rafaela Antonioli, pela afinidade criativa de ambos, que já trabalharam juntos em outros projetos. Gravada no estúdio Araruna, do também músico Gabriel Vieira, num clima mais intimista, Zaia também convidou o renomado acordeonista Bebê Kramer que atualmente vive no Rio de Janeiro para fazer parte da gravação. Outro convidado especial para gravação foi o músico joinvilense Roger Felten que gravou o bandolim dessa faixa.
O videoclipe de” Valsa Tropical”, foi gravado em pontos turísticos da cidade de Joinville como o Mirante e o Parque Hemero, num dia de muito sol, exigências do diretor Renan Bett, um dia ensolarado para captar o nascer do sol na baía da Bbitonga e uma natureza pujante e tropical, que remete ao título da música. A música estará em todas as plataformas digitais a partir do dia 29 de novembro, sexta-feira, e o clipe estará disponível no canal do youtube de Zaia Freire logo após o lançamento oficial no Memoria da Bicicleta.
Ficha técnica
Composição, voz e roteiro: Zaia Freire
Participação especial: Rafaela Antonioli
Acordeom: Bebê Kramer
Bandolim: Roger Felten
Produção: Gabriel Vieira (Estúdio Araruna)
Direção e cinematografia: Renan Bett – Madrigal Filmes
Storybord: Mariana Gretter
Captação: Tayson Bett (Madrigal), Gabriel Bazt (Alfazema fotografia e audiovisual) e João Vinícius Thomazzi (Ilógico estúdio)
Drone: Cassio Fernandes
Capa do single: Cassio Fernandes
Foto: Renan Bett
PLATAFORMAS DIGITAIS
Spotify: Spotify – Zaia Freire
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsE_BXFbl7HOaTkxv5MC7Fg
Instagram: https://www.instagram.com/zaiafreire
Fan page: facebook.com/zaia.desouzafreire
Serviço
O Quê: Pocket show e lançamento do clipe e do single ”Valsa Tropical”, de Zaia Freire
Data: 1º de dezembro - domingo
Onde: Memorial da Bicicleta - (anexo à Estação da Memória) Rua Leite Ribeiro, s/nº – Anita Garibaldi, Joinville – SC
Horário: 18h
Quanto: gratuito
Comentários
Postar um comentário